O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (SindiBebidas/MA), por meio do Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (CARTIMA), realizou nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2019 na cidade de Pastos Bons a segunda edição do Seminário Estadual da Cachaça Maranhense de Alambique.

O município, localizado na região central do sertão maranhense, concentra uma quantidade significativa de produtores de cachaça. Essa característica motivou a realização do evento na cidade de Pastos Bons levando incentivo aos produtores da região a se registrarem junto ao Ministério da Agricultura em busca de regularização, amplitude e competitividade de suas marcas.

A programação apresentou soluções inovadoras para a produção artesanal de cachaça com a realização de atendimento aos produtores, consultorias, palestra com tema "Turismo rural e a fábrica de cachaça: gerando negócios sustentáveis", workshop sobre precificação da bebida, aula sobre coquetelaria, apresentação do inventário turístico de Pastos Bons e visita técnica as fábricas de cachaças Reserva do Zito, em Passagem Franca (MA), e Cachaça Lira, em Amarante (PI).

A iniciativa visa também a redução da pauta de importação, lembrando que uma grande fatia da cachaça artesanal que é comercializada no Maranhão é oriunda de outros estados do país resultando em perda de receita. O registro dos produtos fabricados em nossa região permitirá sua comercialização nas prateleiras de supermercados, dos bares e restaurantes agregando maior valor ao produto e consequentemente maior lucratividade para o produtor e para o Estado.

A direção do SindiBebidas/MA agradece aos realizadores, parceiros e apoiadores do Seminário. Esta ação representa um grande passo no desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça maranhense de alambique.